Data da Publicação: 12/09/2018
O evento será realizado no período de 4 a 7 de novembro, 2018 UFMT Cuiabá.
INFORMAÇÕES:
A temática do evento será desenvolvida em torno de quatro eixos por meio de conferências, mesa redonda, comunicações e pôsteres, assim organizados:
Eixo 1- Desafios e Perspectivas das Políticas públicas
Eixo 2- Formação de Professores e Currículo
Eixo 3 – Educação Básica
Eixo 4 – Pesquisa na Pós-Graduação em Educação
A seguir, os Grupos de Trabalho para inscrição de artigos e pôsteres.
O GT tem como objetivo problematizar e patentear a diversidade na educação, em termos de necessidade de formação especifica (mas, também plural – do local ao global), voltada para contemplar os diferentes grupos sociais e culturais nas suas necessidades formativas. A tônica será problematizar o monoculturalismo versus multiculturalismo curricular, em termos de sua intenção modelizadora. Está aberto para discutir ênfases e omissões dos vários currículos, como propostas educacionais, seja na educação formal e não-formal e, sobretudo, apresentar novas reflexões que contribuam para o avanço da educação comprometida com o desenvolvimento humano na sua natural pluralidade.
O GT tem a intenção de socializar pesquisas e experiências pedagógicas relacionadas com a temática da educação indígena e educação escolar indígena. Debater sobre os impactos do processo de escolarização sobre as comunidades indígenas. Discutir os fundamentos epistemológicos que sustentam os pressupostos de Interculturalidade. Compreender a discussão de território como parte integrante da educação indígena.
O GT objetiva destacar as contribuições de diferentes abordagens da ciência psicológica e da Psicanálise à Educação, sendo esta última compreendida tanto no seu âmbito formal, quanto informal. Parte do princípio que as limitações e dificuldades do painel educativo decorrem, entre outras coisas, da própria complexidade do psiquismo humano na articulação com as dimensões histórica, social e cultural. Caracteriza-se por ser um espaço de socialização de projetos de pesquisa, articulações teóricas e protocolos de investigação empírica comprometidos com o desejo de se pensar a Educação do possível.
O GT objetiva a discussão e socialização das pesquisas que aborde os temas arte, comunicação e educação ambiental que se entremeiam nos territórios mato-grossenses e para além dele, evidenciando a urgência da inclusão social com a proteção ecológica, por meio de conceitos (episteme), vivências (práxis) e ética (axioma). Busca congregar pesquisadores que tem aliado a pesquisa com a extensão, a docência e a internacionalização, acolhendo também outras linguagens negligenciadas pela racionalidade científica. Recebe painels que busque uma discussão da conjugação da cultura e natureza como essências da educação ambiental. Além das temáticas como direitos humanos aliados aos direitos da Terra; educação popular, sem se esquecer da escola como dimensão da comunidade; movimentos sociais, grupos sociais vulneráveis, conflitos socioambientais e políticas públicas.
O GT tem como objetivo incentivar e divulgar resultados de experiências didáticas e de investigações que possam contribuir para consolidar, aprofundar e fortalecer o ensino e a pesquisa no campo da educação em Ciências. O GT congrega painels, comunicações e pôsteres que trazem aspecto relevantes dos enfoques e tendências atuais em educação em ciências.
O GT objetiva socializar e debater estudos empíricos relacionados à educação de crianças até 10 anos em diferentes contextos socioeducativos, além de destacar os estudos sobre a Educação Infantil (creche e pré-escola) propriamente dita. Inspirado nas noções de visibilidade cívica e científica de crianças leva em consideração diferentes perspectivas teórico-metodológica e áreas do conhecimento para o estudo de temas tais como: o estatuto social da criança na sociedade contemporânea, o compartilhamento das significações a seu respeito, práticas sociais destinadas à infância, a construção do conhecimento social pela criança e processos identitários decorrentes – profissionalidade docente e autorias infantis.
O GT pretende evidenciar questões relacionadas às políticas da educação superior, incluindo temas diversos, entre os quais: formatos de ingresso, permanência, avaliação, expansão, internacionalização, articulação educação básica e superior, trabalho docente, financiamento, gestão e produção do conhecimento no contexto das Instituições de Ensino Superior.
O GT busca constituir espaço significativo de diálogo entre educadores e pesquisadores sobre pesquisas que tratam de questões atinentes aos sentidos, significados e práxis configuradores das formas de pensar, organizar e gerir o espaço, o tempo e o conhecimento no contexto pedagógico em instituições escolares e nãoescolares. A discussão neste Grupo parte da compreensão de que a educação, a organização escolar e a prática pedagógica constituem prática de significação e prática social. Assim, este Grupo tem interesse em trazer para o debate a produção de conhecimento de pesquisadores dos campos do Ensino, do Currículo e da Organização Escolar com a finalidade de contribuir com o processo de pensar articuladamente a pedagogia, a formação docente e a produção de hegemonia, visando a ressignificação de práticas pedagógicas e a indicação de caminhos para novas investigações.
Este GT propõe-se a receber painels que apresentem pesquisas concluídas ou em desenvolvimento que investiguem o fenômeno educativo em seus componentes teóricos e práticos, pelo encontro dos campos da Educação e da Filosofia. A educação, como fenômeno social, é analisada pela Filosofia enquanto campo de formulação teórico-crítica. Aqui, o foco é o diálogo das problemáticas típicas da contemporaneidade com o pensamento filosófico inscrito na tradição ocidental, desde a antiguidade até às formulação mais próximas de nossos dias.
O GT pretende aprofundar estudos sobre a formação de professores em várias instâncias, tendo como eixo as questões do cotidiano escolar, sob o olhar investigativo dos profissionais da educação. Visa também proceder análises da gestão e organização escolar e das políticas públicas de formação em concepção emancipatória e construtiva da profissionalidade.
O GT objetiva divulgar investigações historiográficas sobre a Educação, tomada sob perspectiva local, regional ou nacional, assim como estudos acerca de questões teórico-metodológicas da História da Educação.
O GT pretende discutir as desigualdades raciais na sociedade e na educação brasileira. Aspectos históricos das relações raciais no brasil: contribuições do pensamento social. Perspectivas dos estudos sobre relações raciais e educação. Relações raciais na escola.
Este GT se abre ao debate da educação, nas distintas versões e possibilidades com que ela se apresenta nos espaços sociais. Destaca a contribuição que a sociedade civil organizada e os movimentos sociais têm trazido no sentido de, pela mediação pedagógica, participar dos processos de democratização da sociedade. Fazem parte do temário em debate: a luta por escola e seu impacto nas políticas governamentais; as experiências pedagógicas no âmbito dos movimentos sociais e das organizações civis e toda e qualquer proposta alternativa para superar a precária situação educacional, de miséria e de desigualdades que acometem a população brasileira.
O GT discute as Políticas Educacionais da Educação Básica e os seus principais desdobramentos para a organização e o funcionamento das instituições escolares. A democratização das relações do Estado com a sociedade civil, avanços e limites da política de financiamento da educação básica pública vigente. Descentralização e municipalização da educação. Controle Social como premissa pública: uma questão educacional.
GT 18 - Trabalho e Educação
Este Grupo de painel se ocupa da discussão sobre as relações entre o mundo painel e a educação, enfocando temáticas como: painel na sua dimensão ontológica e nas suas formas históricas de painel, formação profissional, formação sindical, reestruturação produtiva, organização e gestão do painel, painel e escolaridade, painel e educação básica, educação de jovens e adultos trabalhadores, painel e educação nos movimentos sociais, painel docente, painel associado, cultura do painel, dentre outras que tomam a relação entre o painel e a educação como eixo de análise.