Título do Trabalho de Conclusão: A CULTURA FOLCLÓRICA DO BOI - BUMBÁ NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO/CAMPUS CACOAL: PROPOSIÇÕES PARA PENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES
Resumo: O objetivo geral desta dissertação é: Descrever a cultura folclórica do Boi-Bumbá no Instituto Federal de Rondônia – IFRO/Campus Cacoal e suas aproximações com a prática pedagógica escolar para o ensino interdisciplinar de Arte e objetivos específicos: Identificar as temáticas do Folclore/Cultura Popular do Boi-Bumbá bem como descrever a historicidade desse processo como elemento de ensino e aprendizagem interdisciplinar; caracterizar os potenciais pedagógicos do Folclore/Cultura Popular do Boi-Bumbá e suas aplicabilidades em sala de aula no componente curricular de Arte; e, produzir um roteiro com sequências de atividades em forma de propostas pedagógicas que poderá ser utilizado no ensino de arte. Quanto ao campo teórico, destaca-se uma perspectiva pós-crítica ancorada nos Estudos Culturais e suas possibilidades de articulação interdisciplinar. Os principais autores e autoras são: Andrade (2021); Bauman (2001); Barbosa (2010); Burke (2010); Candau (2008); Cascudo (1954, 1967); Costa (2004, 2015); Freire (1981, 1992, 2002, 2011); Hall (1997, 2006, 2013); Kincheloe e Berry (2006); Kretli (2007); Silva (2019) e outros. Os colaboradores e colaboradoras da pesquisa foram professores/as e alunos/as do Instituto Federal de Rondônia – IFRO/Campus Cacoal licenciados/as nos componentes curriculares de Arte, Geografia, História, Sociologia, Educação Física, Língua Estrangeira Moderna/Espanhol, Língua Portuguesa/Literatura Brasileira e alunos/as que compunham o Grupo Folclórico Boi-Bumbá Brasileirinho. As estratégias metodológicas estão assentadas na Bricolagem (KINCHELOE, 2007), pois agrega de forma interdisciplinar várias possibilidades de pesquisa, permitindo uma estrutura ampla de análise de dados. Devido a pandemia de COVID19, o processo de investigação, no tocante aos participantes, se deu de forma virtual via plataforma Google Meet em forma de reuniões com os/as alunos/as e entrevistas semiestruturadas com os/as professores/as, além de pesquisas bibliográficas e documentais. A análise dos dados nos possibilitou vislumbrar um espaço de tensões entre os poderes internos tradicionais e tentativas progressistas de educação o que dificulta alguns avanços rápidos, mas também mostra a riqueza das ramificações culturais que estão, de alguma forma, agregadas, imbricadas, hibridizadas no IFRO/Campus Cacoal. Os trabalhos pedagógicos desenvolvidos até então pelos/as professores/as, como também, o interesse pelo conhecimento cultural dos/as alunos/as que fazem parte dessa comunidade cria perspectivas de que, no futuro, a distância entre escola e comunidade seja dirimida e, com isso, o Grupo Folclórico Boi-Bumbá Brasileirinho torne-se uma plataforma de transmissão de conhecimentos geradores de luta e resistência no ensino e na aprendizagem intercultural.
Palavras-chave: Boi-Bumbá. Culturas Folclóricas. Arte. Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.
Defesa: 2021
DHIEISI EBERT BOLSANELLO
Título do Trabalho de Conclusão: LUTAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA
Resumo: Esta pesquisa investiga o conteúdo de lutas na Educação Física Escolar, dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O objetivo geral foi desenvolver uma proposta pedagógica de ensino, com a abordagem do conteúdo de lutas, para o componente curricular da Educação Física. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa (Thiollent, 2011; Tripp, 2005) e análise dos resultados conforme proposta de Bardin (2016). A pesquisa foi realizada com 10 professores de Educação Física do IFRO, por meio de entrevistas e rodas de conversas, através da plataforma digital Google Meet, em virtude da pandemia causada pelo vírus da Covid19. No âmbito da pesquisa, buscou-se averiguar desde a formação inicial dos professores do IFRO, suas vivências em relação ao conteúdo de lutas e a execução dessas práticas corporais durante as aulas de Educação Física na escola. A partir das reflexões e experiências do grupo investigado, foi elaborado um material com proposições didáticas, denominado “O ensino das lutas no ensino técnico integrado ao médio” caracterizado como um produto educacional com a finalidade de contribuir no desenvolvimento e adequações dos conteúdos do ensino de lutas, de modo a subsidiar o professor para desenvolve-lo durante as aulas, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem nas aulas na disciplina de Educação Física de modo significativo. As análises serviram para a organização do material didáticopedagógico visando a realização do trabalho educativo no ensino das lutas e contém estratégias de aprendizagem a partir de rolamentos e quedas, movimentos utilizados em diversas modalidades de lutas e atividades lúdicas através dos jogos de lutas. Portanto, as práticas corporais nas aulas de Educação Física promovem o aprendizado da Educação Física de modo significativo ao Ensino Médio.
Palavras-chave: Lutas; Cultura corporal; Ensino-aprendizagem; Educação física escolar; Ensino médio.
Defesa: 2022
Orientador(a): Clarides Henrich de Barba