Histórico do Programa


O Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEE/Prof), do Núcleo de Ciências Humanas (NCH), do Departamento de Ciências da Educação (DECED), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), que regula os programas brasileiros de mestrado e de doutorado.

2013 - Início do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional

No âmbito da UNIR, considerando que a modalidade profissional só era autorizada para mestrados, o PPGEE foi criado pela Resolução 232/CONSEA/UNIR, de 30 de abril de 2010, que aprovou o projeto do Curso de Mestrado. A recomendação do Curso de Mestrado pela CAPES veio em 01 de Março de 2013 . O parecer da CAPES descreve que “[...] a proposta se encontra bem qualificada em todos os itens”.

A proposta aprovada pela CAPES foi fruto do trabalho de professores participantes do Grupo de Pesquisa multidisciplinar em educação e Infância (EDUCA) lotados no DECED, que foram, em 2012, designados para elaborar uma nova proposta, a partir das propostas anteriores, e submetê-la no Aplicativo de Cursos Novos (APCN) da CAPES. O Grupo EDUCA foi o principal grupo de pesquisa de sustentação do PPGEE. Com a incorporação de novos pesquisadores, hoje temos vários outros grupos de pesquisas que dão sustentação às pesquisas do Programa.

O curso de mestrado foi aprovado para oferecer 30 vagas anuais, está organizado em módulos e é integralizado com o cumprimento de 22 créditos, a serem cumpridos em 24 meses. O Mestrado qualifica seus egressos em grau de Mestre em Educação Escolar.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser defendido para obtenção do Título de Mestre em Educação Escolar pode assumir mais de uma forma de apresentação, a critério do mestrando, sob orientação do professor-orientador. Os TCC podem apresentar o produto do trabalho e seu relatório na forma de: Dissertação; Material didático e instrucional por diferentes mídias; Software educativo - relatado e documentado; Relatório de desenvolvimento e aplicação de projeto inovador de intervenção escolar ou Relatório de concepção de processos e técnicas educacionais. Os TCC devem ser elaborados conforme as Normas Técnicas para cada forma de produto e apresentação e defendidos em banca composta por três professores, sendo: o (a) orientador (a), um membro interno (professor do Programa) e um membro externo (professor de outro Programa ou IES).

O Curso de Mestrado em Educação Escolar tem como ponto de partida e, ao mesmo tempo, ponto de chegada as práticas pedagógicas vividas pelo mestrando-docente, porém ressignificadas pelos fundamentos teóricos, de tal forma que as práticas, transformadas dialeticamente por reflexão e crítica, já não serão as mesmas ao final do percurso, mas, a síntese de um processo analítico, que dará o suporte para uma práxis inovadora aos futuros mestres-profissionais em seu ambiente escolar e social.

Pelas características de autofinanciamento dos programas profissionais, o acesso ao PPGEE, e portanto ao Curso de Mestrado, se fez e se faz por meio de turmas selecionadas mediante parcerias celebradas por organização pública e/ou privada com a Universidade Federal de Rondônia. Em 2013 a parceria foi estabelecida entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Termo de Cooperação Técnico-Científica 008/IFRO/2013, para a oferta de 30 vagas, sendo 25 para os servidores do IFRO e cinco (05) vagas universais.

 


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