Grupos de Pesquisa do PPGEEProf e Projetos Financiados


GRUPO EDUCA

O Grupo de pesquisa EDUCA - Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância é vinculado ao Departamento de Ciências da Educação, do Núcleo de Ciências Humanas - Campus de Porto Velho, da Universidade Federal de Rondônia. Congrega pesquisadores, pesquisadoras, professores, professoras, técnicos, estudantes de graduação, iniciação científica e pós-graduação, e professores das redes públicas e particulares de ensino que desejam pesquisar os temas compreendidos por suas linhas de pesquisa. O Grupo EDUCA objetiva investigar e orientar pesquisas, em dimensões multidisciplinares e interdisciplinares, no âmbito das ciências da educação, em abordagem crítica e/ou intercultural, a fim de formar novos pesquisadores, para garantir a consolidação da perspectiva científica aos cursos de graduação e pós-graduação atendidos pelos departamentos de seus professores-pesquisadores e professoras-pesquisadoras. A meta do EDUCA é garantir suas condições de funcionamento, por meio da aprovação de projetos nas agências financiadoras que garantam sua estruturação e consolidação, tanto em relação a recursos de infraestrutura e material bibliográfico, quanto à formação de novos pesquisadores em educação. O EDUCA ainda oferta cursos livres por meio da extensão, realiza eventos científicos e edita a Revista Científica Educa - Revista Multidisciplinar em Educação e dissemina os conhecimentos desenvolvidos. O EDUCA trabalha para ser reconhecido como um novo espaço de articulação para projetos e investigações desenvolvidas em parcerias institucionais e interinstitucionais e para potencializar a formação dos orientandos com a formação contínua para a pesquisa, alcançando transformações individuais, sociais, institucionais e políticas em seus contextos de aplicação.

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GRUPO GEP

O Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP) está vinculado ao Departamento de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Rondônia/Campus de Vilhena. Reúne pesquisadores, professores, técnicos, estudantes de graduação, iniciação científica, pós-graduação e professores das redes públicas e particulares de ensino que desejam pesquisar os temas compreendidos por suas linhas de pesquisa: i) Formação e Condição Docente; ii) Psicologia e Aprendizagem Escolar; iii) Comunicação e Educação; iv) Educação Social; v)  Educação e Ensino de Matemática; vi) Infâncias e Culturas Infantis. O GEP está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da UNIR e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado Acadêmico da UNIR. Promove dois eventos científicos: o Seminário de Educação (SED) desde 2008; e o Seminário sobre Infância (SEMIN), desde 2012. O GEP tem dois Laboratórios de Ensino vinculados as suas linhas e pesquisa: LEPE - Laboratório de Estudos Pedagógicos e o LabMEEM - Laboratório Multimídia de Educação e Ensino e Matemática, que foi criado a partir do Projeto de Pesquisa (GETEMAT), financiado pelo CNPq, através do Edital 55/2008.  

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GRUPO GEPPEA

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação na Amazônia (GEPPEA) está vinculado ao Departamento de Educação do Campus de Rolim de Moura da Universidade Federal de Rondônia. O GEPPEA tem como objetivo desenvolver estudos sobre as interfaces entre as temáticas psicologia e educação, trabalhando em projetos de pesquisa e extensão voltados para a realidade amazônica. Formado por professores e alunos da Universidade Federal de Rondônia e docentes das redes municipais e estadual de educação, o grupo busca fortalecer práticas sistemáticas de estudo e pesquisa entre os acadêmicos da graduação e pós-graduação e professores das redes públicas de ensino. Os temas básicos de pesquisa e estudo são: fundamentos teórico-metodológicos da atividade educativa em uma perspectiva crítica; contribuições da Psicologia para a compreensão dos processos de escolarização e as atividades de ensino e de aprendizagem; repercussões de políticas públicas educacionais nos processos educativo e escolar; processos educativos desenvolvidos no âmbito de movimentos organizados da sociedade.

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GRUPO EDUCIÊNCIA

O Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIÊNCIA) é um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia. Congrega pesquisadores, professores, técnicos, estudantes de graduação, iniciação científica, pós-graduação e professores da educação básica que desejam pesquisar os temas compreendidos por suas linhas de pesquisa. O EDUCIÊNCIA desenvolve pesquisas na área de formação permanente de professores de Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; pesquisas educativas com alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas, Química e Física através de acompanhamento e avaliação de políticas educacionais da área na região e de Estudos e pesquisas na área de Educação Científica, em parceria com professores da rede pública. O EDUCIÊNCIA promove eventos de integração e disseminação de experiências pedagógicas inovadoras na área e Produção de material didático/instrucional contextualizado local e regionalmente: pesquisa-ação com professores da área nas escolas, dentro do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Obteve provação junto à CAPES, em 2010, do Programa de Doutorado da REAMEC - Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática em parceria com vinte IES amazônicas, especialmente com Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

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GRUPO GPPGAEe

O Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação Escolar (GPPGAEe) foi criado no ano de 2005 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de estudos sobre as Políticas Públicas Educacionais, associadas à Avaliação Educacional e seus reflexos na Gestão de Sistemas e Unidades Escolares. A razão que motiva a atuação do grupo é a consolidação e o fortalecimento desta área de estudos com ênfase na realidade amazônica, com a intenção produzir conhecimentos e informações que auxiliem nos processos de gestão na educação. Nos últimos anos, o grupo vem expandindo a atuação com vistas a construir pesquisas que contribuam para problematizar as histórias de Rondônia, com investigações no campo das memórias e identidades dos migrantes residentes em Rolim de Moura, para problematizar a história local e desenvolver investigações que envolvam os conflitos políticos, notadamente, aqueles a respeito do cotidiano das práticas políticas.

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Grupo Pesquisador em Educação Intercultural
 
O Grupo Pesquisador em Educação Intercultural é um grupo de pesquisa da Universidade Federal e Rondônia/Campus de Ji-Paraná que congrega pesquisadores, estudantes e técnicos com o compromisso de realizar produção acadêmica na área de educação intercultural, considerando a subjetividade humana que se inscreve na era contemporânea, permitindo que as ciências sejam concebidas em sua pluralidade teórico-metodológica e na transcendência das fronteiras do saber. Desta forma, o grupo almeja a educação intercultural, reconhecendo a pesquisa como estimuladora da criação e recriação à reinvenção de novas práxis educativas no ambiente amazônico. As linhas de pesquisa do grupo são: i) Educação de surdos: um olhar à identidade, cultura e língua; ii) Educação intercultural para a diversidade amazônica; iii) Fundamentos e metodologias da educação escolar indígena;iv) Políticas públicas e educação superior no contexto da interculturalidade na Amazônia.
 
 

 Grupo GPEA

O Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA) vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus de Ji-Paraná, estado de Rondônia se constituiu em 2004 e certificado pela instituição em 2005. A mobilização para criação do GPEA partiu do desejo de aprofundar temáticas da disciplina do Curso de Pedagogia - Educação com os Povos da Floresta: indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhos, cuja contribuição central é a de refletir os saberes locais como elementos importantes para a identidade amazônica com prioridade para os povos indígenas. Desde então, os objetivos desta disciplina se expressam nas linhas de pesquisa do GPEA e a cada ano possibilitam uma expressiva produção de saberes acadêmicos .

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Grupo MNEMOS

O Grupo MNEMOS - Grupo de Estudos Multidisciplinares em Educação, História e Memória vinculado à Universidade Federal e Rondônia objetiva criar e desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas às relações de Educação, História e Memória, dialogando com os diversos campos do conhecimento e espaços educativos formais e não-formais, entre eles a escola básica regular, as bibliotecas, os museus e os diferentes contextos do campo midiático. Propõe a investigação de memórias e histórias construídas em espaços formativos através de uma perspectiva interdisciplinar voltada ao concreto empírico dos relatos de vida profissional; das escritas de si; das formas de resistência e empoderamento; das práticas educativas desenvolvidas; das mídias como dispositivos de memória e da sua multiplicidade de usos pedagógicos; das bibliotecas como instituições e lugares de preservação da memória; das marcas, práticas e trajetórias de leitura. Acesse o Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

 

GRUPO GEPEIN

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Infância e Educação Especial e Inclusiva está vinculado ao Departamento de Ciências da Educação, do Núcleo de Ciências Humanas, no Campus de Porto Velho, da Universidade Federal de Rondônia. Desenvolve pesquisas e estudos sobre Educação Infantil e Infância a partir de temáticas emergentes. Abrange estudos, pesquisas e ações intervencionistas principalmente sobre; a) Processos e Práticas Constitutivos da Educação da Criança de 0 a 5 anos em Ambientes Coletivos: currículo, formação, práticas pedagógicas e espaços escolares; b) pesquisas e Políticas Públicas para a Educação Infantil e Primeira Infância, sejam elas educacionais, de saúde, social ou outra natureza; c) Estudos sobre a(s) infância(s) da/na Amazônia; d) Culturas, Diferenças e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (EPAEE). O GEPEIN tem como meta desenvolver pesquisas financiadas por agências de fomento locais, nacionais e internacionais na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento de políticas e práticas que impactem na redução das desigualdades educacionais e sociais, em âmbitos regionais e locais.

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Grupo Formação de professores de Química e Ensino de Ciências/Química

O grupo é vinculado à Universidade Federal da Bahia – UFBA e conta com quatro linhas de pesquisa que se confluem para a complexa tarefa de produzir conhecimento sobre a formação de professores nas áreas de ciências da natureza. Há uma forte presença de pesquisadores e estudantes ligados a formação inicial de professores de química, embora as outras linhas de pesquisa com suas particularidades também objetivam pesquisar e entender melhor os processos de formação de professores das ciências da natureza de uma maneira geral (biologia, física e química). Acesse o Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

 

O GRUPO DE PESQUISA “DIPSA – DIFERENÇA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NA AMAZÔNIA”

O grupo de pesquisa “DIPSA – Diferença e Processos de Subjetivação na Amazônia” é constituído por professores e alunos dos Departamentos de Ciências da Educação, Psicologia, Artes Visuais, Ciências Sociais, Geografia e do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O DIPSA conta com parcerias como com o LABMIDIA, com pesquisadores de grupos de pesquisa locais (como EDUCA, HISTCULT e Grupo de Pesquisas em Estudos Literários) e de outras instituições como “Imago: laboratório da imagem, experiência e criação” da UNESP de Rio Claro (SP). Acesse o site do Grupo DIPSA

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GRUPO DE PESQUISA HISTCULT - EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA EDUCACIONAL E PROCESSOS FORMATIVOS

O Grupo de Pesquisa "HISTCULT- Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos" centra suas atividades na produção de conhecimento através de pesquisas teóricas e aplicadas, na perspectiva da pesquisa colaborativa (LACERDA, 2014), realizando pesquisas educacionais abrangendo quatro Linhas de Pesquisa: 'Pesquisas Intervenção', 'Psicologia Histórico-Cultural da Atividade', 'Produção de Saberes e a Formação Continuada de Professores' e 'Educação na Saúde'. Acesse o Grupo na Página da UNIRAcesse o Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq 

 

GRUPO DE PESQUISA CLUBE DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS DE RONDÔNIA

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL – GEPEEHC

O grupo de pesquisa intitulado Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Enfoque Histórico-Cultural (GEPEEHC) objetiva produzir e aprofundar e conhecimentos científicos sobre a área da educação escolar, sustentados nas bases teóricas de autores clássicos e contemporâneos do enfoque Histórico-Cultural. São produzidos conhecimentos voltados a temas como: os processos de ensino e de aprendizagem, e o desenvolvimento psíquico do estudante. O grupo é formado por professores e estudantes do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DECED), do Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), sendo aberto também para a participação da comunidade em geral.

 

GRUPO DE PESQUISA TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE EDUCANDOS E EDUCADORES NA AMAZÔNIA - GETESA

O grupo visa os estudos, as pesquisas e reflexões sobre as questões e aspectos referentes às teorias e às práticas pedagógicas, centrado na formação em Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática e suas implicações para a formação omnilateral de educandos e educadores da e na sociedade amazônica. Também o estudo, a pesquisa e propor políticas públicas na região amazônica e a partir das metodologias e técnicas típicas da análise de políticas públicas, identificar e compreender as políticas da/na região. Link do GETESA: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6614740142982787

 

GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO, FUNDAMENTO E APLICAÇÃO DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - GPEFACIM

O grupo visa levar a pesquisa científica-tecnológica ao alcance de estudantes, pesquisadores, profissionais, técnicos e comunidade, por meio do ensino, fundamentação e aplicação das Ciências, Matemática e Informática na produção de conhecimentos, técnicas, metodologias, materiais e produtos de cunho científico, tecnológico, educacional, experimental e computacional, com vista na inovação tecnológica. Link do GPEFACIM: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4980344079010108

 

GRUPO DE PESQUISA INFANCIONÁTICA

O Grupo de Pesquisa Infancionática discute as manifestações multiculturais das crianças em diferentes contextos. O grupo se dedica a pesquisar sobre as linguagens lúdicas das crianças, as brincadeiras, jogos, produções artísticas, literaturas infantis, contações de histórias, estudos do imaginário infantil e poéticas das infâncias. Contempla também, estudos para a formação de professores da Educação Infantil no desenvolvimento do trabalho docente comprometido com o protagonismo infantil, a diversidade das expressões das crianças e suas produções culturais, de forma a promover diálogos com as artes e a antropologia da infância. Trata-se de um grupo de pesquisa que busca realizar uma incursão reflexiva e sensível pelos universos das infâncias.

Contato: infancionatica@unir.br - Líder: Profa. Dra. Josiane Brolo Rohden - Diretório DGP: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/686473

 

GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - GPEMat/UNIR

O Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat/UNIR) vinculado ao Departamento de Matemática (DMAT) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus José Ribeiro Filho, estado de Rondônia se constituiu em 2019. O grupo conta com uma linha de pesquisa, Práticas Mobilizadoras da matemática escolar e formação de professores

Acesse o Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. 

 

PROJETOS FINANCIADOS

2017-2020 - FORTALECENDO O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR, MESTRADO PROFISSIONAL

AUTORIA: Juracy Machado Pacífico

Processo: 01.1331.00027-00.038/2017 Edital: CHAMADA 002/2017 PAPG-SS

Concessão de Apoio Financeiro a Projetos de Pesquisa

Financiador(es): FUNDAÇÃO DE AMPARO AO DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS E A PESQUISA DO ESTADO DE RONDÔNIA

Integrantes: Juracy Machado Pacífico - Coordenador / Josélia Gomes Neves - Integrante / Alunos de graduação e

 

2017-2020 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO – RO (2009-2016)

AUTORIA: Juracy Machado Pacífico

Processo: 0012.286174/2018-58 Edital: CHAMADA 003/2017PQR

Concessão de Apoio Financeiro a Projetos de Pesquisa

Financiador(es): FUNDAÇÃO DE AMPARO AO DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS E A PESQUISA DO ESTADO DE RONDÔNIA

Integrantes: Juracy Machado Pacífico - Coordenador / JOSEMIR ALMEIDA BARROS - Integrante / RUTH DE LIMA DANTAS - Integrante / AIESKA DE SOUZA BRANDT - Integrante / Tarciso Pereira da Silva Júnior - Integrante.

 

2015 – 2020 - DA IMPORTÂNCIA DE SE LER O MUNDO E A PALAVRA: AS BIBLIOTECAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PORTO VELHO (RO)

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jussara Santos Pimenta - Coordenador / Zillanda Teixeira Rodrigues - Integrante / Cleuza Diogo Antunes - Integrante / Priscila Brenha Abreu dos Santos - Integrante / Miriã Santana Veiga - Integrante / Marcos Leandro Freitas Hübner - Integrante / Aline Vitaliano - Integrante / Herta Maria de Açucena Soeiro - Integrante / Aldineia Souza do Nascimento Reis - Integrante.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) .

Financiador(es): FUNDAÇÃO DE AMPARO AO DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS E A PESQUISA DO ESTADO DE RONDÔNIA

 

2017 - 2021 - FORMAÇÃO E TRABALHO DE PROFESSORAS E PROFESSORES RURAIS NO BRASIL: PR, SP, MG, RJ, MA, MS, MT, PE, PI, SE, PB, RO e RS (décadas de 40 a 70 do século XX)

Coordenadora: Profa. Dra. Rosa Fátima de Souza Chaloba – UNESP/Marília

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Participantes integrantes da equipe UNIR: Prof. Dr. Josemir Almeida Barros; Andrea Cristina Mattei; Andressa Lima da Silva; Carlos Alberto Bosquê Junior; Isabella dos Santos Oliveira da Silva; Jéssica das Chagas; Juliana Cândido Matias; Jully Inglez da Silva; Junia de Souza Lopes; Luciana Batista do Prado; Márcia Jovani de Oliveira Nunes; Paula Alves Guimarães Veiga; Roger dos Santos Lima; Rosa Maria Acacio; Suelen Cristina da Silva Pinto Dias; Suzana Rodrigues da Costa; Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza de Lima; Wanessa Teixeira da Silva.

 

2018 - 2022 - TÍTULO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL: PROCESSOS FORMATIVOS PARA PROFESSORES LEIGOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS EM RONDÔNIA (1982 A 2016)

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Coordenador: Prof. Dr. Josemir Almeida Barros

Participantes integrantes da equipe UNIR: Andrea Cristina Mattei; Andressa Lima da Silva; Isabella dos Santos Oliveira da Silva; Isadora Pereira Lopes; Juliana Cândido Matias; Junia de Souza Lopes; Luciana Batista do Prado; Magda Keller de Moraes; Marcia Jovani de Oliveira Nunes; Roger dos Santos Lima; Suzana Rodrigues da Costa; Thais Pinto Ferreira; Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza de Lima.

 

2018 - 2021 - TÍTULO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL, INFÂNCIAS E AÇÕES PEDAGÓGICAS (1982 A 2016)

Coordenador: Prof. Dr. Josemir Almeida Barros

Financiamento: Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das ações Científicas e Tecnológico (FAPERO)

Participantes integrantes da equipe UNIR: Andressa Lima da Silva; Isabella dos Santos Oliveira da Silva; Juliana Cândido Matias; Juracy Machado Pacífico; Marcia Jovani de Oliveira Nunes; Roger dos Santos Lima; Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza de Lima.

 



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